Se o arco principal saiu do aparelho no último dente, tente recolocá-lo com uma pinça. Se o arame não está a magoar muito, pode por um pouco de cera nessa zona; se estiver a magoar muito, o arame pode ser cortado com um corta-unhas ou alicate de corte, caso não seja possível contactar logo com a clínica.
Se um bracket se deslocar do dente, geralmente fica preso pelo arco principal e não é razão para emergência.
Se o bracket virou ao contrário e está a irritar pode ser rodado com uma pinça.
Ligue para a clínica para marcar uma visita para colar o bracket. Não deite o bracket ao lixo. Guarde-o e entregue ao médico dentista para que este o cole de volta.
Se os seus dentes estiverem a doer (geralmente na primeira semana de tratamento) tome um analgésico (geralmente o que toma quando tem algum tipo de dores). Bochechar com água morna com uma colher de chá de sal pode aliviar os sintomas.
Se parte do seu aparelho partiu, guarde a parte partida e ligue para uma nova marcação.
Se notar alguns espaços a abrirem entre os dentes, não entre em pÂnico. É normal enquanto os dentes se movem. Quando se faz expansão também é normal abrir um espaço grande entre os 2 dentes de cima. No fim do tratamento estará tudo fechado.
Se um separador de borracha sair, pode tentar recolocá-lo com 2 pedaços de fio dentário e puxá-los esticando o separador, empurrando o separador esticado para o espaço entre os dentes e puxar levemente para cima para que a parte superior do separador saia por cima do contacto dentário. Depois remover os 2 pedaços de fio dentário.
Se tiver sinais de sangramento quando escova ou usa fio dentário, geralmente significa que existe uma zona local de inflamação. Mantenha essa zona limpa escovando bem e bochechando com colutório (Eludril, Bexident ou Listerine). Se sentir algo anormal ou muita dor, contacte-nos.
Para higiene ideal, use escovilhões entre os dentes e um aparelho de jacto de água (morna). Ambos poderão ser comprados em farmácias.